Compartilhar

Apesar de a maioria dos celulares atuais adotarem com padrão a entrada USB, ainda é grande o número de dúvidas acerca do processo de carregamento. Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado a um computador prejudica a bateria? O TechTudo explica!

Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

É certo que a bateria dos smartphones é carregada de forma mais segura pelas tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA que é constante e totalmente voltada para o processo de recarga. Já o procedimento realizado por cabo USB conectado em um PC possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos e a quantidades de dispositivos que dividem a corrente elétrica.

Limitações da recarga por USB

Todo computador precisa de certa quantidade de corrente elétrica para fazer funcionar os seus componentes e ainda alimentar constantemente os seus periféricos essenciais como mouse, teclado, caixas de som e dentre outros.

Desta forma, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do PC, menor poderá ser a taxa de corrente elétrica que será enviada para a recarga da bateria de seu smartphone.

Assim, enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, diminuindo o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável e certamente demorará mais para fazer uma recarga.

 

Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Vantagens e desvantagens

Os cabos USB são extremamente práticos por sua portabilidade e, além de realizarem a recarga da bateria, também permitem a administração e a transferência de dados entre o PC e o celular. Carregar via USB é ideal para aqueles usuários que não se importam com a velocidade no carregamento dos seus celulares.

Apesar disso, o processo de recarga da energia de bateria smartphones acaba gerando um aumento de temperatura, tanto do aparelho como da bateria, e este fenômeno é um dos grandes responsáveis pela diminuição da vida útil de ambos. Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smatrphone acabam sofrendo.