Compartilhar

O botão reset de um computador costuma ser indicado em caso de travamentos ou erros do Windows ou outro sistema operacionais. Apesar disso, há usuários que usam o recurso indiscriminadamente para tarefas simples, como desligar a máquina. No entanto, será que restar um o PC diversas vezes pode estragar o seu equipamento? O TechTudo foi atrás da resposta.

O quase desconhecido botão reset (Foto: Reprodução / blog.febc.org)O quase desconhecido botão reset (Foto: Reprodução / blog.febc.org)

Ao contrário do processo de reiniciar o seu computador, o botão reset funciona de maneira imediata, ou seja, leva a máquina direto para a tela de boot. Seu grande diferencial, além da velocidade, é limpar completamente a memória RAM do PC e fazer com que ele retorne às suas configurações mais básicas. Desta forma, é impossível manter qualquer documento que não tenha sido anteriormente.

Os momentos nos quais os usuários de PC devem utilizar o botão reset são quando o seu computador dá algum tipo de erro ou problema. Seja a tela azul ou o congelamento completo do sistema, o botão reset é a solução perfeita graças a sua função de limpar as memórias para voltar a um estado ideal para o boot. Outro momento onde seu uso é indicado é quando o sistema operacional ainda não está em funcionamento, como na BIOS.

Isso significa que eu posso apertar o botão reset sempre, sem problemas?

A mal afada tela azul do Windows (Foto: Reprodução / Techtudo) (Foto: A mal afada tela azul do Windows (Foto: Reprodução / Techtudo))Apertar o botão reset seguidamente pode causar diversos problemas, como a Tela Azul do Windows (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)

Não. Especialmente quando não há nada de errado com o seu computador. Apertar o botão reset enquanto seu PC estiver funcionando normalmente pode causar falha de memória ou algo ainda mais grave: corromper seu HD e fazer com que você perca dados.